Atrações Turísticas

Zambézia - Um dos lugares mais bonitos da África

O que não perder na Zambézia

Reserva Nacional de Gilé

Reserva Nacional de Gilé

A Reserva Nacional do Gilé, situa-se a cerca de duas horas da famosa praia de Pebane da Zambézia. As principais atracões são Inselbergs de Pope, Namarue e Nachiepe e as famosas aguas termais no sul da Reserva que são consideradas de grande valor tradicional. Varias espécies de antílopes podem se avistar incluindo os Cudos, Pala-Pala, Gogondas e habita também uma população de Elefantes, Búfalos, Zebras, Bois-Cavalos e Elandes. A Reserva do Gilé foi uma das Primeiras Reservas a ser estabelecida em Moçambique.

Ler Mais...

Monumentos e Locais Historicos:

  • Catedral Velha

    Catedral Velha

    Na cidade de Quelimane, ele é um magnífico edifício de traçado austero, construído em 1776 século XVlll, e contém no interior sepulturas de líderes religiosos da era colonial. Foi proclamado como Monumento Nacional pela Portaria de 3 de Agosto de 1943, porque a sua história está intrinsecamente ligada a história secular da Zambézia em particular da cidade de Quelimane.

    Read more

  • Residência Oficial do Governador

    Residência Oficial do Governador

    O edifício foi construído em 1881 para hospedar os admistratores coloniais daquela epoca. As telhas do tecto assim como as janelas eram de vidros, o que rompia com as arquitecturas tradicionais africanas. Todos estes elementos deram origem a formas mestiças de construção.

    Read more

  • Kondossano

    Kondossano

    O termo Kondossano é controversa e bastante complexa pelo fato de seu estudo basear-se unicamente pela tradição oral. Assim, existem duas teorias que explicam a sua origem. A primeira teoria defende que Kondossano é uma palavra de origem Nhungue, que significa "a guerra é vossa" . Segundo esta teoria, o nome provador de quando é processo de lutas de conquista e desenvolvimento de território por parte de Namulugu as regiões de Mabala, perto de 25km da vila.

    Read more

  • Mesquita de Quelimane

    Mesquita de Quelimane

    Na cidade de Quelimane, é um tema moderno com um agradável rendilhado no friso superior. A sua beleza, desenvolva-se uma arquitetura única vinda da Índia e feita por um arquiteto indiano, os detalhes únicos são vistos nossos usuários e bordados espalhados por toda mesquita.

    Read more

  • Escola Patrice Lumumba

    Escola Patrice Lumumba

    A actual Escola Secundária Patrice Lumumba, foi construída em 1817. Concebida para os Nessa altura era serviços das "Alfandegas de Moçambique". Mais tarde, passou a entreposto e armazém de venda de escravos para o ocidente, oriente e algumas regiões africanas, com vista a serem utilizados como mão-de-obra barata.

    Terminado o tráfico de escravos, as instalações foram convertidos numa Escola Comercial até 1964, de 1964 a 1971 funcionou como Liceu de nome João de Azevedo Coutinho de Quelimane.

    Read more

  • Monte Iero

    Monte Iero

    Foi construída em 1966, a capela localiza-se ao cimo do monte Iero, no interior tem a imagem da nossa Senhora de Fátima. Nos dias 13 de Maio de cada ano os fiéis da diocese de Quelimane e da Rainha Santa Isabel de Mocuba, fazem a peregrinação no local. 

    Read more

  • Santinha

    Santinha

    Localizada na cidade de Gurué, numa zona montanhosa, onde encontra-se uma gruta contendo a imagem de Nossa Senhora de Fátima, é um lugar ecuménico aberto a todo espaço de oração, descanso, sossego de lazer para todos que visitam o local. 

    Read more

  • Monte Socone

    Monte Socone

    Localizado no posto administrativo de Socone, este monte é que do odor ao distrito de Socone, que faz fronteira com os distritos de Gurue e Alto Molocue. Segundo a história, este era o tempo usado para a plantação de chá na zona de Muarrala, e usavam a população local como escravos, e quando os trabalhadores viam que o trabalho é forçado fugia para o monte Socone porque o dentro do monte tem uma gruta com varias vias de acesso. E quando os colonos perguntavam uma população o que tem diziam eles "sunnene" , que significa "só vir ver" .

    Read more

  • As grutas do Monte Molumbo

    As grutas do Monte Molumbo

    Molumbo é nome de uma montanha que se localiza no distrito do mesmo nome. Molumbo, o nome que chamavam o local quando os portugueses asiáticos, não conseguiram expressar em português, passando a chamar Molumbo.

    Read more

  • Igreja Nossa Senhor Rainha do Mundo de Malua

    Igreja Nossa Senhor Rainha do Mundo de Malua

    A igreja foi construída entre 1947 a 1950 pelo Padre Octorino Mafes de origem Italiana. Além da igreja foi construída uma escola que leccionava a 4classe em diante. Actualmente funciona a Escola Secundaria Geral 3 de Fevereiro de Malua.

    Read more

    Beleza Naturais:

    • Cascatas de Gurué

      Cascatas de Gurué

      A cascata localiza-se a 4 km da cidade de Gurué, a escassos metros da nascente do rio Licungo nos Montes Namúli e as aguas são límpidas.

    • Reserva Natural do Derre

      Reserva Natural do Derre

      No distrito de Derre, tem uma variedade de animais, abundando a palapala cinzenta.

    • Madal Safaris

      Madal Safaris

      No distrito de Chinde, é um grande destino turístico, com potencialidade para a caça e a observação de pássaros.

    • Praia de Zalala

      Praia de Zalala

      A Praia de Zalala está situada na costa moçambicana aproximadamente a 30 Km da cidade de Quelimane. A zona turística da Praia de Zalala é caracterizada por uma planície costeira de acumulação marinha e por uma vegetação coberta por casuarinas possuindo uma característica específica de praia que oferece sol e ar puro. Porém, esta Praia tem um potencial em desportos aquáticos.

    • Praia de Caburi

      Praia de Caburi

      a 180 km da cidade de Quelimane

    • Praia de Pebane

      Praia de Pebane

      a 289 km da cidade de Quelimane

    • Monte Gilé

      Monte Gilé

      Localizado no distrito do Gilé

    • Cordilheira dos Montes Namuli – Gurué

      Cordilheira dos Montes Namuli – Gurué

      Cordilheira dos Montes Namuli – Gurué : é a região montanhosa onde se localiza o segundo monte mais alto do País, Montes Namuli (2.419 m), está coberta em grande parte por plantações de chá. 

      O Monte Namúli atinge uma altura de 2.419 metros. Localizada na Cidade de Gurué é o segundo pico mais alto de Moçambique. Apresenta uma paisagem de verde exuberante das plantantações de chá e proporciona um clima de altitude excepcional. Ambiente óptimo para o desenvolvimento do Agroturismo.

    • Praias do Arquipélago das Ilhas Primeiras

      Praias do Arquipélago das Ilhas Primeiras

      Estas são localizam-se no Oceano, pertencente ao Posto Administrativo de Naburi, Distrito de Pebane. Estas praias são necessárias para a pesca da terra e da terra branca da pesca desportiva / recreativa e mergulho. 

      Embora a acessibilidade como praias seja um fator limitativo para os investidores que o mercado faze-lo através de barcos particulares ou de avião, este local é de importância fundamental para o desenvolvimento do turismo de alta qualidade, no momento ainda não existem investimentos turísticos na Ilha.

    • Lagoa Ruguria

      Lagoa Ruguria

      Situada no Posto Administrativo Maganja Sede, Localidade de Bala, na povoação de Motinho. Possui um vasto potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. Optimo para passeios de canoa e predomina o típico "Peixe Pende" - tilápia.

      Uma lagoa está próxima de um denominado local histórico Cemitério do Kondossano (tem cidades de poucas dimensões da era colonial e está ligado à história da chamada República Militar da Maganja da Costa).

      Águas Termais

      • Águas Termais de Mulela (Pebane)

        Águas Termais de Mulela (Pebane)

        Localizam-se na Zona Tampão aproximadamente a 30km do Posto Administrativo de Mulela e a 90 km de distância da sede do distrito de Pebane.
        Segundo a tradição local, a fonte é sagrada e deve se trazer uma oferenda aos espíritos dos antepassados sempre que forem visitar a fonte termal.

      • Águas termais de Pinda/Chiripaho (Morrumbala)

        Águas termais de Pinda/Chiripaho (Morrumbala)

        Localizam-se na localidade de Pinda, posto administrativo de Megaza a 30km da vila de Morrumbala, junto as margens do rio Chire.

        Do ponto de vista histórico pertenceu a companhia Madal, actualmente verificam-se vestígios de aproveitamento através das bacias de retenção de água.