Zambézia Lança 10° Festival Nacional da Cultura- 2018 com Pompa e Circunstância

Teve lugar no último Sábado, na Escola Secundária Geral 25 de Setembro no Distrito de Quelimane, a Cerimónia de Lançamento Provincial do 10° Festival Nacional da Cultura - 2018.

 

 Segundo Abdul Razak Governador da Província da Zambézia, com o 10º Festival Nacional da Cultura, o Governo pretende preservar, desenvolver e divulgar as artes, a cultura, as tradições das diferentes comunidades moçambicanas, criar uma plataforma de interacção e intercâmbio e de divulgação do rico e diversificado Património Cultural do País, colocando-o ao serviço da sociedade e do progresso. 

Razak acrescentou que acima de tudo o festival pretende promover e consolidar a Unidade Nacional, a Paz e a coesão Nacional através do convívio no mesmo espaço de artistas, fazedores das artes e cultura, turístas, gestores culturais, investigadores e a população em geral.

Gina Gibá, representante dos artistas, em sua mensagem, assumiu em nome de todos artistas da Zambezia, o compromisso da participação plena no evento em todas fases e melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos culturais!

Tomaram parte do evento mais de 100 artistas do Distrito de Quelimane e, em simultâneo em todas as sedes distritais decorria a cerimónia de lançamento distrital.

O 10° Festival Nacional da Cultura, a sua fase final terá  lugar na Província de Niassa, nos dias 26 a 30 de Julho do ano corrente.

 Fonte: Dpculturz